A liturgia deste 3º Domingo do Tempo Pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projecto libertador que Jesus iniciou; e que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra.
A primeira leitura apresenta-nos o testemunho que a comunidade de Jerusalém dá de Jesus ressuscitado. Embora o mundo se oponha ao projecto libertador de Jesus testemunhado pelos discípulos, o cristão deve antes obedecer a Deus do que aos homens.
A segunda leitura apresenta Jesus, o “cordeiro” imolado que venceu a morte e que trouxe aos homens a libertação definitiva; em contexto litúrgico, o autor põe a criação inteira a manifestar diante do “cordeiro” vitorioso a sua alegria e o seu louvor.
O Evangelho apresenta os discípulos em missão, continuando o projecto libertador de Jesus; mas avisa que a acção dos discípulos só será coroada de êxito se eles souberem reconhecer o Ressuscitado junto deles e se deixarem guiar pela sua Palavra.
«Jesus aproximou-Se , tomou o pão e deu-lho,
fazendo o mesmo com os peixes»
fazendo o mesmo com os peixes»
- Leituras do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): III Domingo do Tempo Páscal (págs. 5-10 do ficheiro das Leituras(inclui formas longas e formas breves)).
- Oração Universal do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): III Domingo do Tempo Páscal (págs. 2 do ficheiro da Oração Universal).
Sem comentários:
Enviar um comentário