Relógio

Ultima Atualização

"In Era M.CCXI Fundata est. haec Ecclesia in honorum Dey, et sanctae Mariae, e Beati Petri Apostoli, quam Praelatus Petrus Praesbiter fecit, atquê suorum Laycorum adjutorio. Pelagius Magister Scripsit."(Placa Esquerda da entrada da Igreja)*

"Anno Diii 1714 reaedificari Coepit Haec Ecclesia, Beati Petri Apostoli titulo decorata, Eam regente Sebastiano Pereyra de Miranda Henriquez, et operi praesidente, qui haec scripsit, Emmanuele de Andrade. Erat tunc Eccleesiae Procurator Joannes Rodiricus, qui operi asiduê incumbebat."(Placa Direita da entrada da Igreja)*

*in Avelãs de Cima o lado da história de Armor Pires Mota

28 De Abril de 2013
V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C

05º Domingo do tempo Pascal - Ano C
TEMA
O  tema  fundamental  da  liturgia  deste  domingo  é  o  do  amor:  o  que  identifica  os seguidores de Jesus é a capacidade de amar até ao dom total da vida.
No Evangelho, Jesus despede-Se dos seus discípulos e deixa-lhes em testamento o
“mandamento novo”: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”. É nessa entrega radical da vida que se cumpre a vocação cristã e que se dá testemunho no mundo do amor materno e paterno de Deus.
Na  primeira  leitura  apresenta-se  a vida  dessas  comunidades  cristãs  chamadas  a
viver no amor. No meio das vicissitudes e das crises, são comunidades fraternas, onde os irmãos se ajudam, se fortalecem uns aos outros nas dificuldades, se amam e dão testemunho do amor de Deus. É esse projecto que motiva Paulo e Barnabé e é essa proposta  que eles levam, com a generosidade  de quem ama, aos confins  da Ásia Menor.
A segunda leitura apresenta-nos a meta final para onde caminhamos: o novo céu e a nova terra, a realização  da utopia, o rosto final dessa comunidade  de chamados  a viver no amor.
fonte: http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_dominical_ver.asp?liturgiaid=946

 «Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros»
  • Leituras do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): IV Domingo do Tempo Páscal (págs. 15-17 do ficheiro das Leituras).
  • Oração Universal do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): IV Domingo do Tempo Páscal (págs. 4 do ficheiro da Oração Universal). 

21 de Abril de 2013
IV DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C

Tema do 4º Domingo do Tempo Pascal
Festa do Pai Nosso

O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.
O Evangelho apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-l’O. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.
A primeira leitura propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão essas “ovelhas” cheias de auto-suficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas a arriscar segui-l’O até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.
A segunda leitura apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim. 
fonte: http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_dominical_ver.asp?liturgiaid=455

«Eu dou a vida eterna às minhas ovelhas»
  • Leituras do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): IV Domingo do Tempo Páscal (págs. 11-14 do ficheiro das Leituras(inclui formas longas e formas breves)).
  • Oração Universal do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): IV Domingo do Tempo Páscal (págs. 3 do ficheiro da Oração Universal). 

14 de Abril de 2013
III DOMINGO DO TEMPO PASCAL - ANO C

Tema do 3º Domingo do Tempo Pascal

A liturgia deste 3º Domingo do Tempo Pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projecto libertador que Jesus iniciou; e que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra.
A primeira leitura apresenta-nos o testemunho que a comunidade de Jerusalém dá de Jesus ressuscitado. Embora o mundo se oponha ao projecto libertador de Jesus testemunhado pelos discípulos, o cristão deve antes obedecer a Deus do que aos homens.
A segunda leitura apresenta Jesus, o “cordeiro” imolado que venceu a morte e que trouxe aos homens a libertação definitiva; em contexto litúrgico, o autor põe a criação inteira a manifestar diante do “cordeiro” vitorioso a sua alegria e o seu louvor.
O Evangelho apresenta os discípulos em missão, continuando o projecto libertador de Jesus; mas avisa que a acção dos discípulos só será coroada de êxito se eles souberem reconhecer o Ressuscitado junto deles e se deixarem guiar pela sua Palavra.

«Jesus aproximou-Se , tomou o pão e deu-lho,
fazendo o mesmo com os peixes»

  • Leituras do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): III Domingo do Tempo Páscal (págs. 5-10 do ficheiro das Leituras(inclui formas longas e formas breves)).
  • Oração Universal do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): III Domingo do Tempo Páscal (págs. 2 do ficheiro da Oração Universal).

7 de Abril de 2013
II Domingo do Tempo Pascal - Ano C

ANO C
2º DOMINGO DO TEMPO PASCAL
 
Tema do 2º Domingo do Tempo Pascal

A liturgia deste domingo põe em relevo o papel da comunidade cristã como espaço privilegiado de encontro com Jesus ressuscitado.
O Evangelho sublinha a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as perseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo.
A segunda leitura insiste no motivo da centralidade de Jesus como referência fundamental da comunidade cristã: apresenta-O a caminhar lado a lado com a sua Igreja nos caminhos da história e sugere que é n’Ele que a comunidade encontra a força para caminhar e para vencer as forças que se opõem à vida nova de Deus.
A primeira leitura sugere que a comunidade cristã continua no mundo a missão salvadora e libertadora de Jesus; e quando ela é capaz de o fazer, está a dar testemunho desse Cristo vivo que continua a apresentar uma proposta de redenção para os homens.

  • Leituras do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): II Domingo do Tempo Páscal (págs. 1-4 do ficheiro das Leituras).
  • Oração Universal do Tempo da Páscoa(Triduo Pascal): II Domingo do Tempo Páscal (págs. 1 do ficheiro da Oração Universal).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...